O MULTILAM

O laboratório Multiusuário de análises de Materiais (MULTILAM) foi implantado com o apoio financeiro da FINEP em 2005 com o intuito de realizar análises de materiais de diversos setores da UFMS e outras instiuições do estado de Mato Grosso do Sul, atendendo pesquisadores das áreas de Biologia, Saúde, Física, Química, Engenharias, Odontologia, entre outras.

Este laboratório é vinculado ao Grupo de Materiais do Instituto de Física da UFMS e é coordenado pelo Prof. Dr. Heberton Wender Luiz dos Santos.

 

Equipamentos

O MULTILAM conta com um microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) da marca JEOL e um aparelho de espectroscopia por dispersão de energia de raio-X (EDS ou EDX) da marca Thermo e conta com aparelhos de preparação de amostras não condutoras. Um Sputter de ouro e uma evaporadora de Grafite, ambos da marca Denton Vacuum e um aparelho de ponto crítico, para secagem de amostras biológicas, da marca Quorum Technologies.

Além do MEV e EDS, o MULTILAM conta com equipamentos de análises térmicas TGA, DSC e TMA da marca Shimadzu e um STA da marca Netzsch e um microdurômetro com pontas Vickers e Knoop.

Microscópio eletrônico de varredura (MEV)

Fabricante: JEOL

Modelo: JSM-6380LV

Local de fabricação: Tóquio, Japão.

 

EDS

Fabricante: Thermo Scientific

Modelo: Noran System Six

Local de fabricação: Madison, Wisconsin, EUA

 

Sputter

Fabricante: Denton Vacuum

Modelo: Desk III

Local de fabricação: Moorestown, Nova Jersey, EUA

Deixe um Comentário